quinta-feira, 8 de abril de 2010

Texto Autoral (Guerra do Peloponeso )

A guerra do Peloponeso foi um conflito armando entre Esparta e Atenas que durou 27 anos e envolveu quase todas as cidades-estado da Grécia. O historiador Tucídides disse que a razão da guerra do Peloponeso foi o crescimento do poder de Atenas, o que causou medo aos Espartanos, que pressionados declararam Guerra.
No primeiro período Corcira, colônia de Corito, queria celebrar com Atenas uma aliança, que daria condições de dominar o comércio, mas o Ocidente Corinto era aliado de Esparta. As cidades de Esparta aliaram-se contra Atenas, Tebas (aliada de Esparta na Grécia Central) atacou Platéia (antiga aliada de Atenas), dando inicio a Guerra.
No segundo período Alcibíades (general da época), liderou um movimento de oposição a Esparta no Peloponeso. Comandou uma esquadra contra a cidade de Esparta e seus aliados pegavam alimentos, Alcibíades foi acusado de impiedoso por seus adversários políticos em Atenas. Fugiu então para Esparta e traiu os atenienses. Esparta enviou então um poderoso exército para Sicília, o que resultou em um completo desastre para Atenas.
No último período a fortificação dos Espartanos e revoltas generalizadas entre seus aliados pressionaram Atenas, que havia perdido grande parte de sua frota na Sicília e estava falida por causa da política. Por ajuda de Alcíbiades, nomeado estratego das forças atenienses, a sorte de Atenas voltou, com as vitórias navais em Cinosema e Cícico. Os espartanos se aliaram aos Persas em troca de favores e finalmente vencem a guerra com redenção de Atenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário