terça-feira, 6 de abril de 2010

O Expansionismo Ateniense

A cidade-estado de Atenas localizava-se na Ática, uma península pouco fértil, o que limitava sua produção agrícola aos vales e encostas mais favoráveis. A existência do Porto de Pireu favoreceu o desenvolvimento da indústria de cerâmica e passou a condicionar a agricultura para a exportação. A economia tornou-se dinâmica e dependente do mercado externo.


O Estado e Sociedade:
Os Jônios, que viviam na Ática, fundaram várias comunidades, das quais a que mais se desenvolveu foi Atenas. Nos primeiros tempos de sua história, Atenas foi governada por um rei (chamado Basileu) que era chefe supremo, juiz e sacerdote. O rei era auxiliado por um conselho de aristocratas que se chamava Areópago. Nesta fase a sociedade ateniense estava assim dividida:
• eupátridas (bem nascidos) formavam a aristocracia dos grandes proprietários de terras
• geomores eram os pequenos proprietários rurais.
• metecos eram estrangeiros livres, mas que não possuíam direitos políticos.
• escravos estes eram obtidos através da guerra (prisioneiros de guerra), do comércio e da escravidão por dívida.

Inicialmente os eupátridas detinham todo o poder político. O governo era exercido por um rei ( Basilei ) que era assistido por um conselho da aristocracia, o Areópago. Aos poucos, O Areópago despojou o rei de seus poderes e a aristocracia tomou a liderança política do Estado. Entretanto, o crescente poder político e econômico dos eupátridas acabou fortes tensões sociais que, muitas vezes, acabavam explodindo em revoluções populares. Parte da aristocracia, temerosa de perder seus previlégios, propôs uma reforma na sociedade. Em 621 a.C., Drácon elaborou um código de leis para a cidade; até então não existia leis escritas, apenas orais. Com o código de Drácon, a administração da justiça deixou de ser privilégio dos eupátridas e passou para o Estado. Mas , no plano político-econômico, os eupátridas continuavam monopolizando o poder e o descontentamento dos pobres crescia cada vez mais. Em 594 a.C., Sólon realizou reformas mais profundas. Decretou o fim da escravidão por dívidas, determinou a devolução das terras que haviam sido confiscada pelos eupátridas e estabeleceu o princípio da igualdade de todos perante a lei ( eunomia ).

Depois dessas primeiras reformas, Clistenes, apoiado pelo partido popular, conseguiu implantar uma série de reformas ( 507 a.C.), que acabariam estabelecendo a democracia em Atenas. Concederam-se direitos políticos a todos os cidadãos, os quais tomavam as decisões em uma Assembléia Popular ( Eclésia ) que se reunia mensalmente. Assim, a democracia ateniense era direta, isto é, a leis eram elaboradas diretamente pelos cidadãos, ao contrário das democracias representativas atuais, nas quais o povo escolhe seus representantes para elaborá-las. Entretanto, vale ressaltar que as mulheres, os menores de idade, os estrangeiros ( metecos ) e os escravos não participavam desse processo, uma vez que não eram considerados cidadãos.

Para maior equilibrio do governo, Clístenes dividiu os poderes em Legislativo, Judiciário e Executivo, dando maior ênfase ao Legislativo. Para garantir a sobrevivência da democracia foi estabelecido o ostracismo: se a Eclésia considerasse um indivíduo perigoso ao Estado, ele era exilado por dez anos.


A Guerra Contra os Persas:
A causa da guerra foi o expansionismo persa que começou a colocar em risco os interesses dos cidadãos gregos. Esta guerra entre os gregos e persas também ficou conhecida como Guerras Médicas. A vitória dos gregos sobre os persas deu a Atenas a hegemonia sobre as cidades gregas. Para se defender dos persas, os gregos organizaram-se numa Liga Marítima: a Confederação ou liga de Delos (a sede ficava na ilha de Delos). Esparta e seus aliado
s não participavam dessa liga.Para manter a Liga cada cidade contribuía, com navios, soldados e ouro. A administração cabia ao ateniense Aristides, que idealizara esta aliança defensiva. Com o passar do tempo Atenas tornara-se a cidade hegemônica, tirando proveito político e econômico da liga de Delos. Com os recursos da Liga, Atenas foi reconstruída e embelezada, tornando-se uma poderosa força marítima e comercial.O período de maior esplendor ateniense, ficou conhecido como o Século de Ouro ou Século de Péricles (durante seu governo Atenas desenvolveu bastante). Foram realizadas grandes construções e a cidade de Atenas foi totalmente remodelada. Desenvolveu-se a cultura grega e o sistema democrático foi aperfeiçoado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário