quinta-feira, 8 de abril de 2010

Texto Autoral ( Jogos Olímpicos )

>> Como surgiram os jogos olímpicos?
Em aproximadamente 1000 a.c algumas mulheres reuniram – se para celebrar uma colheita abundante. Elas dançaram nas encostas de um monte (lugar consagrado aos deuses), o Monte Olímpia. Quando o templo de Hera (esposa do grande Zeus e deusas das atividades femininas) foi construído suas seguidoras (todas as mulheres) organizavam corridas em seu louvor. Cinquenta anos depois, Olímpia transformou – se no principal centro espiritual do mundo grego, lá foi construído um templo dedicado a Zeus. As corridas informais das mulheres para adoração a Hera transformaram – se em uma nova série de eventos esportivos. As corridas ainda eram dedicadas aos deuses, mas passaram a ser vista por centenas de espectadores e todos os participantes eram homens. Assim foi o inicio dos jogos olímpicos.

>> Como eram os jogos olímpicos?
Todos os atletas eram homens e eles competiam nus. Quem ganhava sucessivamente era realmente reverenciado por todos. O que diferencia os jogos olímpicos de antigamente e o de hoje, é que antes eles adoravam os deuses além de competir. Eles faziam votos, orações e sacrifícios. Os atletas tinham que ter bons físicos. O etos eram os atletas que não venceriam se não tivessem uma sanção divina para vitória.

>> Porque ter uma chama olímpica?
A Chama olímpica vem da lenda de Prometeu teria roubado a chama de Zeus para dá aos mortais.

>> O que significa a bandeira olímpica ter cinco anéis entrelaçados?
Essa bandeira foi idealizada por Barão de Coubertin, em 1913. Antigamente os jogos olímpicos além do fator religioso e competitivo, eles promoveriam também uma união dos povos gregos traria paz e harmonia, nessa bandeira é como se esse anéis representassem a união dos continentes. Azul, Europa; amarelo, Ásia; preto, África; verde, Oceania; e vermelho, América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário